quinta-feira, 29 de maio de 2008

Conselhos que dei a mim mesmo I

Se as coisas não funcionam do jeito que você quer, não se irrite, e busque a paciência dentro de você mesmo.
Não deixe que pessoas, ou coisas externas incendeiem o seu interior. Porque se isso acontecer, você será facilmente dominado.
Busque a serenidade, então terás controle de ti mesmo.
Não fique só buscando os seus próprios interesses, porque se isso acontecer, você demonstrará ser egocêntrico. Seja solícito em ajudar sinceramente aos outros; sem segundas intenções. Mas se não conseguires ajudar, mesmo depois de se esforçar, não fique se lamentando.
Aprenda o significado de: "não atirar pérolas aos porcos." Não condenes os que não gostam de ti. Não te deixes espezinhar, mas afaste-se serenamente e reze por eles. Respeite as diferenças sem se irritar. Se quiser que as coisas sejam todas do mesmo jeito, saiba que: não poderá haver crescimento.
Para conviver com as diferenças é preciso obrigatoriamente cultivar a tolerância, para evitarmos conflitos desestruturadores.
Temos a necessidade de ter paciência com os outros e aceitá-los como são. As pessoas não são muito diferentes umas doas outras. Temos os mesmos medos, as mesmas ansiedades. O nosso cérebro recebe os mesmos impulsos que o dos nossos semelhantes. O que acontece em algumas vezes, é que alguns tem maior controle sobre as suas emoções, mostrando maior equilíbrio e auto-confiança.
Para se ter o controle das emoções, precisamos praticar o autoconhecimento. E para isso, precisamos de muita coragem para nos reconhecer e nos aceitar.
A partir daí, formularemos mudanças. Essas mudanças nos conduzirão num sentido gradativo para a eficiência na vida.
Nos conflitos inevitáveis, procure não ver as coisas unilateralmente. Tente e busque amplo raciocínio, visando sempre o bem de todos.
A antipatia gerada pelas discordâncias de idéias deve ser combatida, não somente coletivamente, mas também como uma tarefa individual pela autocrítica, sempre visando um movimento produtivo no sentido positivo.
Se o nosso raciocínio for tão somente de um ponto de vista fisicalista e material, a nossa visão de mundo será cada vez mais estreita, e facilmente acostumaremos a ver as coisas de um lado só. Precisamos ser eficientes na transformação de nós mesmos. Não adianta querermos mudar o mundo, se não conseguirmos mudar nem os nossos pensamentos.
Não queira colocar DEUS em algum outro lugar, além do seu coração!
Lembre-se, do que JESUS disse à mulher samaritana: "que os verdadeiros adoradores de DEUS são os que o adoram em espírito e em verdade."
Procure não se isolar transformando-te em uma ilha, com medo que o mundo possa te contaminar. Lembre-se: “nem toda a água do oceano poderá afundar um barquinho, se ela não entrar nele”

Um comentário:

pet.lopes disse...

Creio que tu tem razão,tanto no primeiro conselho quanto no segundo
vou procurar seguilos também.
Paulo