sexta-feira, 20 de junho de 2008

Um segredo é que o segredo não é o maior segredo.



Eglitz

Só desejar, por mais que o façamos, parece que não é suficiente. Precisa-se de muito mais para que isso aconteça.
Diariamente encontramos com algumas pessoas que o maior desejo, que o mais forte pensamento, é nunca mais fumar. Contudo, só isso não basta. Para que isso aconteça, precisa-se identificar e alterar pensamentos que levam ao vício, há que identificar situações de risco, há que criar e desenvolver estratégias de controle do impulso de fumar – mesmo quando o que mais se deseja é não fumar. Mas, mesmo com tudo isso feito, não é garantido o sucesso. E isto é muito mais que desejar não fumar. Há que trabalhar para isso.
A Lei da Atração como pensada por seus autores, chega até ser cruel. Se atraímos tudo o que nos acontece, ao que parece andamos todos desejando pagar mais caro pela gasolina. Talvez as pessoas dos países que produzem petróleo desejam que o preço suba cada vez mais, e parece, que sempre são vitoriosos nos seus desejos, pois, é quase sempre isso o que acontece. Mas, pelo que sabemos, há mais pessoas desejando a diminuição do preço do que o aumento dele. Por esse ângulo, a impressão que se tem, é que A Lei da Atração não faz sentido. Se assim fosse, muitos brasileiros andariam desejando ficar desempregados, perder a casa, ter fome; muitos chineses talvez andassem desejando sofrerem cataclísmicos terríveis no seu país o que seria um absurdo.
Outro exemplo: Se fosse realmente assim como os autores da Lei da Atração dizem, ontem, Portugal teria ganho da Alemanha, porque não foram poucos os que torceram, desejaram, que isso acontecesse; até brasileiros, - eu inclusive - estavam entre os que desejavam veementemente que isso ocorresse. O cantor brasileiro Paulo Szot falando sobre ter conquistado o mais importante prêmio do teatro americano disse ter ficado muito surpreso com o prêmio. "Não faz parte do repertório brasileiro sonhar com um prêmio como o Tony Awards." Como se explica isso? Ele nem sonhava com o prêmio mas ganhou. Aqui, a única coisa que se tem certeza é que ele estava preparado para o prêmio.
O jovem que quer ser o brilhante advogado do futuro, não vai conseguir se só ficar pensando e desejando que isso aconteça, se não arregaçar as mangas e correr atrás de tudo o que precisa fazer, não vai chegar lá. Só ficar imaginando o diploma nas mãos, não vai fazer com que ele chegue. É preciso fazer muito mais. É preciso estudo. É preciso sacrificar muitas noites de sono para que isso aconteça. Por isso, é equivocada a idéia de que tudo só depende do nosso pensamento, do nosso desejo. É muito mais produtivo acreditar que existem fases na vida de todos nós, e que se estudadas, analisadas, e matematicamente calculadas podem ajudar a qualquer um a vencer. Não quero dizer que não exista a lei da atração. Até na bíblia lemos: "Como pensa o homem assim é" Provérbios. 23:7. "Aquilo que eu temo me sobrevém" Jó 3:25. Porem, só o pensamento sozinho não chega.Tem mais coisas envolvidas. Também lemos na Bíblia: " Vi debaixo do sol que não é dos ligeiros a carreira, nem dos fortes a batalha, nem tampouco dos sábios o pão, nem tampouco dos prudentes as riquezas, nem tampouco dos entendidos o favor, mas que o tempo e a oportunidade ocorrem a todos." Eclesiastes 9:15. Aqui neste trecho bíblico (corrigido e revisado) foi trocado de forma inteligente, diga-se de passagem, as palavras: Acaso, por tempo - e sorte, por oportunidade. Todos têm as mesmas oportunidades. Resta saber se saberão identificar essas oportunidades. Aí é que residem as diferenças.
Uma coisa do segredo (livro) é que ele cumpriu os seu objetivo para os seus idealizadores. Foi na realidade um Verdadeiro golpe de marketing. Propagandeou a pretensão de trazer um grande segredo, mas ao ser revelado se ficou sabendo que não era tão segredo assim, e que, outros, já haviam escrito sobre ele. Tudo o que está ali, pode ser lido na série do escritor Joseph Murphy.
Assim como os nossos corpos se intoxicam muitas vezes com substâncias e até mesmo a alimentação que ingerimos, será que também a nossa consciência e mente poderão intoxicar-se com idéias, pensamentos, conceitos e pré-conceitos?
Uma questão pertinente, não acham?
Acredito que a mente humana é como um oceano onde todas as outras mentes banham-se e interagem umas com as outras mesmo sem querer. Muitas vezes uma idéia que nos ocorre, e, que nos parece original, na realidade estamos captando de outras mentes que estão mergulhadas neste mesmo mar de pensamentos. Sem contar àquelas vezes que pegamos e copiamos partes de pensamentos de outros, que estão devidamente registrados em livros, ou até mesmo em textos na web.
Mas na ânsia pela perfeição, muitas vezes como seres ditos "inteligentes", erramos na concatenação das nossas idéias no desejo de encontrarmos formas indubitáveis que sirvam permanentemente como guias infalíveis em nossas vidas.
Seria muito bom se já tivéssemos um livro onde contivesse todas as fórmulas prontas. Ainda não existe este livro, mas, acredito que ele esteja sendo escrito por todos nós, e, ainda vai levar centenas talvez milhares de anos para ser compilado. Até lá, temos que muitas vezes engolir o nosso orgulho de que somos os donos da verdade, e tentar seguir no mesmo barco, mesma nave, banhando-se nas mesmas águas do conhecimento; da melhor forma civilizada possível, sem querermos empurrar goela a baixo nas outras pessoas, aquilo que achamos ser verdade absoluta.

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo que o filme foi muito fictício, entretanto todos nós somos capacitados a adquirir o que queremos através do pensamento.

Primeiro você viu o filme tirou suas conclusões, pesou em escrever um artigo e escreveu.

Desejo+Pensamento+Acão= este
post.