domingo, 16 de dezembro de 2007

CHORAR FAZ BEM.

A verdade é que chorar faz bem e, sem exageros, não tem contra-indicação. Afinal, se os olhos são mesmo a janela da alma, nada melhor do que lhes dar
um belo enxágüe de vez em quando.

NÃO SE REPRIMA: Engolir a seco a choradeira não é nada saudável.

Conter as lágrimas quando elas pedem para escorrer traz problemas de ordem psicológica. "Armazenar sentimentos negativos e passar por cima das emoções, deixando-as guardadas, pode gerar um quadro grave de depressão", diz a psicóloga Junia Cicivizzo Ferreira, especialista em psicologia comportamental pela Universidade Federal de São Paulo. Segundo ela, tudo pode começar com uma simples apatia, uma dificuldade para chorar. E, aos poucos, as emoções contidas se somatizam em doenças. "Pressão alta, úlcera e gastrite são comuns nesses casos", alerta Ana Maria Rossi.
Chorar de rir pode ser um indício de extrema felicidade ou de descontrole emocional. O rosto se expande e os músculos apertam as glândulas lacrimais.
A média de duração do choro é de dois minutos. Mas chega a durar 15 o pranto compulsivo, aquele em que a pessoa soluça, emite sons e até sente dificuldade para respirar. Quando a tristeza é senhora, o rosto fica contraído e o choro é todo
lamurioso. Em momentos de desalento, chorar escoa os sentimentos.
Cerca de 73% dos homens sentem-se melhor depois de chorar. As mulheres ficam ainda mais satisfeitas, com um percentual de 85%.
O medo pode criar no organismo uma tensão à beira do insuportável. E, para aliviá-la, uma possibilidade é derramar lágrimas.

Nenhum comentário: