segunda-feira, 28 de julho de 2008

Artistas piratiados - Quando o mal é bom e o bem é ruim.


Parece que a luta do bem contra o mal não existe só na crença religiosa e nem só na arte abstrata da imaginação. É sim uma realidade da existência humana, mesmo que o "bem e o mal" sejam passíveis de uma relatividade muitas vezes não analisada de forma razoável por nós.
Faço esse comentário, para referência ao assunto "PIRATARIA".
As leis e regras são feitas para serem obedecidas. Quando desobedecidas, são aplicadas as devidas penas pelas suas transgressões.
A pirataria se enquadra naquilo que as leis chamam de contravenção. Mas têm muita gente que discorda disso. Até mesmo alguns que a princípio, deveriam ser peremptoriamente contra, a aceitam dizendo que ela até pode ajudar no caso daqueles artistas que estão começando. Aquilo que é propagandeado como ruim é aceito como bom, e o que é dito que é bom e legal, é aceito como ruim.
A seguir vou transcrever alguns comentários que li em algumas páginas na internet.
"Não são os artistas que perdem com a pirataria. Nunca vi nenhum artista desses conhecidos ficar pobre, aliás, desde que surgiu o escândalo do Napster que eles não param de enriquecer, engordar, e emagrecer com aquelas super-dietas e plasticas para as quais só eles têm dinheiro.
Há uns tempos em uma entrevista com os "Velvet Revolver" em que o repórter perguntou ao vocalista se eles não se importavam com a treta dos mp3 e os "Direitos de Autor", e ele respondeu:
"Não. Nos ganhamos dinheiro suficiente com os espetáculos."
Velvet Revolver é uma banda americana de grunge, que surgiu a partir dos ex-membros da banda Guns N' Roses.
"Os Direitos de Autor só servem para prevenir um "dito" artista de plagiar outro artista e de lucrar com isso, porque não punem os DJ's que passam a vida a fazer versões personalizadas de músicas de outros artistas?"
"Porque que é que não punem os fabricantes de leitores de MP3? "
Em uma pergunta aos integrantes de uma banda se eles baixavam mp3 da
internet, responderam com unanimidade que baixavam, e ainda complementaram:"A pirataria favorece as bandas que estão começando"
Uma pergunta ao líder de um grupo que vende os seus trabalhos deforma independente:
Vocês já recusaram convites de quantas grandes gravadoras?
Olham só o que ele respondeu:
"Recusamos propostas de todas as grandes gravadoras. Eles queriam comprar nosso projeto, com um contrato para dois anos. Eu questionei se eles venderiam nosso CD a 5 reais e a resposta foi que isso é muito complicado. Eles alegaram que o custo de venda a 40 ou 50 reais, é por causa do custo de promoção e produção do CD. Eu perguntei também se eles disponibilizariam as músicas na internet e eles também acharam complicado. Então eu disse "muito obrigado, um grande abraço e tchau".
Fernando Anitelli e sua trupe.
Um comentário no Mente positiva:
Fala sobre as "Contas da pirataria"
As notícias que os meios de comunicação social, SPA, e até a própria polícia divulga, falam em prejuízos de milhares de Euros para as editoras.
O princípio para o cálculo destes números são totalmente errados:
1. Parte-se do princípio que se o download não fosse feito, por exemplo, um disco era vendido. O que não é verdade. Creio que maioria das pessoas que copia um álbum, não o compraria, nem o ouviria sequer.
2. Não faz sentido pensar em prejuízos sequer. O que existe é uma perda de lucro. A
editora/distribuidora, não gastou cds, nem plástico para as caixas, nem papel para a capa/livrinho de letras, nem teve que transportar nada, nem faturar nada. Não pagou sequer os direitos ao autor.
Há sim uma vitimização excessiva.
"O que os donos da grana tem que botar na cabeça é que a maioria dos brasileiros ganha salario minimo, isso os que tem emprego. O resto ganha o que dá. e o brasil não pode ser medido pelos jardins paulistanos, a zona sul carioca e as mansões do lago sul de brasília. A grande maioria aqui vive na linha de pobreza, mas também quer ter acesso aos bens de consumo. todos iam ganhar com a redução de preços e impostos"
"A pirataria não vai acabar nunca , com o avanço da tecnologia então , tudo é muito fácil de se clonar. Toda a questão de copyright vai ter que ser repensada , e as mega corporações que se virem pra achar um caminho de proteger as suas criações enquanto choram a perda de bilhões - (conquistados a custo duvidoso ?)
A China despeja rios de pirataria pela América latina , sudeste asiático , africa , leste europeu , e a Rússia não fica atrás . Isso sem falar nas trocas via rede .
Essa é a nova ordem mundial , não tem mais volta , nem choro , nem pra onde fugir ; e questões éticas a parte , tudo terá que ser pensado a partir disso. E a quebradeira vai ser grande. O mercado das gravadoras está em vias de se extinguir , e isso é só o começo. É mesmo assustador o capitalismo se sustentar em alicerces tão frágeis .
Há uns anos atrás tive o projeto de uma lojinha de cds de rock alternativo , e hoje isso seria meu pior pesadelo de falência .
O mundo mudou demais com a tecnologia digital , e a cobra mordeu o próprio rabo."
Leia mais:
O argumento mais usado contra a pirataria é o de que os artistas perdem dinheiro com
ela. O que você acha?
"Está errado. Não há um único estudo que mostre que os artistas realmente perdem dinheiro com a troca de arquivos. Na verdade, há pesquisas que mostram justamente o oposto. A razão pode ser que as gravadoras perdem dinheiro, não os artistas. Mais pessoas consomem música e mais pessoas vão a shows do que antes. Sem falar nas outras mercadorias - com as quais os artistas normalmente conseguem acordos melhores do que nos selos em que estão."
Aqui: